Maria, Mãe de Deus


Maio é o mês de Maria, então vamos falar um pouco sobre a Maternidade divina de Maria.

O título "Théotokos" (Mãe de Deus) foi dado à Maria durante o Concílio de Éfeso (431). O homem é composto de corpo, alma e espírito. A nossa mãe nos deu o corpo, minha alma e espírito dados por Deus. A mãe que nos deu a luz é nossa mãe!!
Vamos aplicar essas noções ao caso da Maternidade divina de Nossa Senhora: Há em Jesus duas naturezas: humana e divina, constituindo UMA SÓ pessoa, a pessoa de Jesus.
Nossa Santa Mãe é mãe desta pessoa.
A nossa mãe não é mãe do nosso corpo, mas mãe de nossa pessoa. Assim também Maria é Mãe de Cristo, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, que também é Deus.
portanto Maria é Mãe de Deus. Ora, a natureza humana de Nosso Senhor e a natureza divina não podem ser separadas, pois a Redenção não existiria se Nosso Senhor tivesse morrido apenas como homem. Se negarmos a maternidade de Nossa Senhora, negaremos a redenção do gênero humano.

Provas da Sagrada Escritura:
Vejamos o que a Sagrada Escritura ensina sobre a Maternidade Divina de Nossa Senhora:

"Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho,
e será o seu nome Emanuel [Deus conosco]." (Is 7,14).


"O Santo que há de nascer de ti será chamado
Filho de Deus" (Lc 1,35). 


"Donde a mim esta dita de que a mãe do meu Senhor venha ter comigo"? (Lc 1,43) 


"Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei." (Gl. 4,4)

Agora uma surpresa. Lutero e Calvino sempre veneraram a Santíssima Virgem. Veja abaixo a testemunho dos pais da Reforma:

"Não há honra, nem beatitude, que se aproxime sequer, por sua elevação, da incomparável prerrogativa, superior a todas as outras, de ser a única pessoa humana que teve um Filho em comum com o Pai Celeste"
(Martinho Lutero - Deutsche Schriften, 14,250).

"Não podemos reconhecer as bênçãos que nos trouxe Jesus, sem reconhecer ao mesmo tempo quão imensamente Deus honrou e enriqueceu Maria, ao escolhê-la para Mãe de Deus."
(Calvino - Comm. Sur I'Harm. Evang., 20)

A negação da Maternidade divina de Nossa Senhora é uma negação à Verdade, é negar a Divindade de Cristo, é negar o ensino dos Apóstolos de Cristo...




Rogai por nós Santa Mãe de Deus para que sejamos dignos da promessas de Cristo, Amém!!


Fonte: Veritatis Splendor

Nenhum comentário:

Postar um comentário