E aí galera... tudo na Paz do Senhor?!
Bom, primeiramente só para situar as coisas, o Blog do CLJ-VG vai trazer diversas colunas, com o objetivo de formar e informar os leitores sobre a Doutrina Católica, como também as noticias da nossa Igreja e sobre a Juventude no mundo. Cada coluna terá um tema especifico e para cada tema um colunista diferente.
Serão duas colunas escritas por mim: Liturgia e Música-Sacra. Onde poderemos tirar algumas duvidas e sempre aprender mais sobre o que a nossa Igreja diz sobre esses assuntos...
Começaremos hoje falando sobre a LITURGIA:
A palavra Liturgia significa “Obra pública”, ou “Oficio Público”, quer dizer que o povo de Deus toma parte(participa) na obra de Deus(CIC § 1069). A Liturgia é a oração oficial da Igreja, do Povo de Deus, do Corpo Místico de Cristo.
"Deus, quer a salvação do homem
e que cheguem ao conhecimento da verdade" (I Tim. 2,4),
Esta obra da redenção dos homens e da glorificação perfeita de Deus, prefigurada no AT, foi realizada em Cristo, principalmente pelo seu Mistério Pascal (Paixão, Ressurreição dos mortos e gloriosa Ascensão) onde “morrendo destruiu a nossa morte e ressurgindo restaurou a nossa vida”. (Sacrosanctum Concilium,5)
O Centro da Liturgia é Jesus Cristo!!!
O Catecismo da Igreja Católica também no Paragrafo 1069 diz: “Pela liturgia, Cristo, nosso Redentor e Sumo-Sacerdote, continua na sua Igreja, com ela e por ela, a obra da nossa redenção.”
Pela liturgia o povo participa na oração de Cristo, dirigida ao Pai no Espírito Santo. Nela, toda a oração cristã encontra a sua fonte e o seu conteúdo.
Cada expressão litúrgica, palavra ou gesto, é caminho de comunhão com Deus, é encontro com o mistério, extasiamento e adoração ao Invisível que se faz presente com sua força e seu amor.
E pra terminar um trecho da Instrução Redemptionis Sacramentum:
“Se na liturgia não emergisse a figura de Cristo, que está no seu princípio e está realmente presente para a tornar válida,
já não teríamos a liturgia cristã, toda dependente do Senhor
e toda suspensa da sua presença criadora.
Como estão distantes de tudo isto quantos, em nome da inculturação, decaem no sincretismo introduzindo ritos tomados de outras religiões ou particularismos culturais na celebração da Santa Missa.”
já não teríamos a liturgia cristã, toda dependente do Senhor
e toda suspensa da sua presença criadora.
Como estão distantes de tudo isto quantos, em nome da inculturação, decaem no sincretismo introduzindo ritos tomados de outras religiões ou particularismos culturais na celebração da Santa Missa.”
Bom gurizada por essa semana é isso... espero que tenham gostado...
Dúvidas, criticas, etc... É só nos mandar um e-mail com.cljvg@gmail.com
até a próxima semana, onde vamos tratar mais sobre o Mistério Pascal...
Paz e Bem...
Guilherme Proença - Vogalia Comunicação
Fonte: Catecismo da Igreja Católica, Sacrosanctum Concilium, Comunidade Shalom, Canção Nova
Agradecimento: Michelle Girardi (Tabor )
Agradecimento: Michelle Girardi (Tabor )
Gostei muito da idéia de vocês, realmente é essencial para nós, jovens que participamos da Igreja, ter conhecimento sobre Liturgia, entre vários temas importantes.
ResponderExcluirCom certeza quanto mais eu conheço a Liturgia e o Catecismo, mais entusismo sinto nas missas, também sinto mais vontade de estudar e aprender a Palavra de Deus.
Certamente o blog será de grande valia para todos nós! Que Deus esteja com todos vocês!
Shalom :)
Marina - CLJ SJO