JMJ - Logo e Hino

Logo
 
O autor é o desenhista gráfico espanhol José Gil-Nogués,
O fundo do desenho simboliza “jovens de todo o mundo que se unem para celebrar sua fé junto ao Papa, ao pé da Cruz, e formam a coroa de Nossa Senhora de Almudena, patrona de Madri”.

Ele destaca o “m” de Maria na coroa, também inicial de Madri, lugar do encontro.

A mensagem do logo, acrescenta, “é uma catequese, uma oportunidade de evangelização: o caminho rápido e seguro para chegar a Cristo é a Virgem Maria, Mãe de Deus e dos homens. Os jovens têm, na fé de Maria, o exemplo e o modelo para chegar a Cristo e cumprir a finalidade prioritária da JMJ: dar a conhecer ao mundo sua mensagem
 
O uso de uma paleta de cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) transmite um calor inconfundível, sinal de identidade de uma cidade como Madri, de um país como Espanha. Estas cores são reflexo também do ‘calor divino’, do Amor trinitário”, declara José.


A Cruz, sinal do cristão, preside o encontro do Papa com os jovens, que fazem visível com seu testemunho o tema da JMJ: “arraigados e edificados em Cristo, firmes na fé”.
Sobre a forma, o desenhista esclareceu que “o símbolo possui um traço espontâneo e firme, como a juventude do século XXI. É próximo, afável, aberto. Alegre, descontraído e positivo”.


Hino


O título da música é Firmes en la fe (Firmes na fé). A interpretação ficou a cargo da Joven Orquesta de la Comunidad de Madrid (JORCAM, Orquestra Jovem de Madri, livre tradução) e do coro da Escolanía de El Escorial. Os dois grupos também participaram da gravação do hino, que será distribuído em CD a partir do próximo dia 19.

O hino tem três versões: uma litúrgica, outra instrumental para grandes coros, e uma versão popular. Um vídeo musical do hino, em versão multilíngue, será distribuído mais adiante.

A canção acompanhará os jovens na preparação e celebração da JMJ de Madri e baseia-se em um texto do Apóstolo São Paulo – "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé" (Col 2, 7) – escolhido pelo Papa como tema da Jornada.

O refrão do hino é:
 

Firmes en la fe, caminamos en Cristo,
Nuestro Amigo, nuestro Señor.
¡Gloria siempre a Él! ¡Gloria siempre a Él!
Caminamos en Cristo firmes en la fe
.


Em livre tradução:
Firmes na fé, caminhamos em Cristo,
Nosso Amigo, nosso Senhor.
Glória para sempre a Ele! Glória para sempre a Ele!

Caminhamos em Cristo, firmes na fé.
 
 
 

O autor da letra é o coordenador geral da JMJ e bispo auxiliar de Madri, Dom César Franco. "As estrofes realçam a Humanidade santíssima de Cristo ao estilo da tradição mística espanhola e pretendem aproximá-la dos jovens", afirma.


O compositor de música religiosa, padre Enrique Vázquez, foi encarregado de colocar a letra em forma de música. Vázquez recordou que o processo de composição do hino teve como primeiro objetivo "uma melodia que ajudasse a entender o texto, cantá-lo e rezá-lo".


"As estrofes começam com um caráter mais lírico, que reflete o assombro, a admiração e o agradecimento diante da Pessoa e obra de nosso Redentor", complementa o sacerdote.

Abaixo o vídeo do Hino Oficial


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário