Jejum, Caridade e Oração



A Quaresma nos oferece, esse “tempo favorável” para deixarmos o pecado e voltarmos para Deus. E para isso fazemos penitências. Mas não com o objetivo de nos fazer sofrer ou nos privar de algo que nos agrada, mas ser um meio de nos purificarmos. A penitência é feita para nos dar forças espirituais na luta contra o pecado.


A melhor Penitência, sem dúvida, é a do Sacramento que tem esse nome. Jesus instituiu a Confissão em Sua primeira aparição aos discípulos, no mesmo domingo da Ressurreição (cf. Jo 20,22) dizendo-lhes: “A quem vocês perdoarem os pecados, os pecados estarão perdoados”. Não há graça maior do que ser perdoado por Deus, estar livre das misérias da alma e estar em paz com a consciência.


Além do Sacramento da Confissão a Igreja nos oferece outras penitências que nos ajudam a buscar a santidade: principalmente as recomendadas por Jesus no Sermão da Montanha (cf. Mt 6,1-8): “O jejum, a esmola e a oração”, chamados pela Igreja de “remédios contra o pecado”.


Vencemos o pecado praticando a virtude oposta a ele. Assim, para vencer o orgulho, devemos viver a humildade; para vencer a ganância devemos dar esmolas; para vencer a impureza, praticar a castidade; para vencer a gula, jejuar; para vencer a ira, aprender a perdoar; para vencer a inveja, ser bom; para vencer a preguiça, levantar-se e ajudar os outros. Essas são boas penitências para a Quaresma.


Todos os exercícios de piedade têm como objetivo livrar-nos do pecado.

O Jejum: 
O verdadeiro jejum tem como finalidade comer o alimento verdadeiro, que é fazer a vontade do Pai. o jejum pode ajudar a "mortificar nosso egoísmo", a evitar o pecado e a acrescentar a intimidade com Deus. (Papa Bento XVI)
"Não só de pão vive o homem, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus" (Mateus 4,4).



A Oração:
A oração fortalece a alma no combate contra o pecado. Jesus ensinou: “É necessário orar sempre sem jamais deixar de fazê-lo” (Lc 18,1b); “Vigiai e orai para que não entreis em tentação” (Mt 26,41a); “Pedi e se vos dará” (Mt 7,7). E São Paulo recomendou: “Orai sem cessar” (I Ts 5,17).


A Caridade:
É boa a oração acompanhada do jejum e dar esmola vale mais do que juntar tesouros de ouro, porque a esmola livra da morte, e é a que apaga os pecados, e faz encontrar a misericórdia e a vida eterna”. “A água apaga o fogo ardente, e a esmola resiste aos pecados” (Eclo 3,33). A esmola socorre o pobre necessitado e produz em nós o desapego e o despojamento dos bens terrenos; isto nos ajuda a vencer a ganância e o apego ao dinheiro.



“O caminho da perfeição passa pela cruz. Não existe santidade sem renúncia e sem combate espiritual. O progresso espiritual envolve ascese e mortificação, que levam gradualmente a viver na paz e na alegria das bem-aventuranças” (CIC 2015).

 


Uma Boa e Santa Quaresma a todos!!!!


Paz e Bem...


Vogalia de Comunicação – CLJ VG
com.cljvg@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário