48° CLJ 1 - V.G.

Nos dias 17, 18 e 19 de junho ocorreu o 48° CLJ 1 do Vicariato de Gravataí, que contou com 67 cursistas das paróquias N. Sra. da Boa Viagem, N. Sra. de Fátima (Gravataí), N. Sra. das Graças e São José Operário.


A missa de chegada foi realizada na paróquia N. Sra. de Fátima (Gravataí) e através dos depoimentos dos cursistas foi possível perceber que o objetivo do curso foi atingido, o de fazer com que os jovens sintam o amor de Deus e conheçam a sua missão! É uma imensa alegria podermos contar com novos jovens apóstolos de jovens, que conosco seguirão nessa caminhada de evangelização!



Recado da Coordenadora:

Aos cursistas do 48° CLJI

Há quem diga que é só passageiro
Mas é certo que momentos ficam na memória de quem vive assim
Eu sei e digo que pessoas sempre deixam seu pedaço de amor
É Deus que aparece num abraço
É Deus que se derrama nesse espaço que eu sempre terei...”

Meus amados cursistas, com certeza estes três dias foram muito mais que especiais e permanecerão na nossa memória para sempre. Mas para que eles realmente tenham valor não basta ficar só na nossa lembrança como um bom momento, é preciso botar em prática tudo o que aprendemos e vivemos.
Espero que vocês realmente vivam o chamado que Cristo faz: ser jovem discípulo de Cristo, apostolo de jovem!
A Igreja conta muito com o Sim que vocês deram.

E não esqueçam: “Eu devo dar Jesus com o meu comportamento”. (Chiara Luce)
Tenho a certeza que verei vocês por muito tempo ainda na Igreja, e que serão reais testemunhas do amor de Deus diante do mundo...
O 48° foi um presente que Deus deu a cada um de nós, e se ele aconteceu e foi tão especial, foi porque Ele, somente Ele quis.
Já sinto muita saudade de cada um de vocês, contem sempre comigo para o que precisarem, e lembrem-se que somos a família 48°, que temos uns aos outros para nos apoiar nos momentos difíceis que passarmos, mas que acima de tudo Jesus Cristo sempre estará presente ao nosso lado, não importa o que acontecer.

Shalom :)

Indiara
Coordenadora 48° CLJI

...

A vivência da castidade


Por Maria L. Conti (Vogalia de escola - CLJ VG)


“A castidade leva aquele que a pratica a tornar-se para o próximo uma testemunha da fidelidade e da ternura de Deus”
                                                                                       (CIC  2346)

Hoje nos deparamos com um mundo que necessita de pessoas que possam viver honestamente esta castidade, que possam através de suas vidas(dom maior que recebemos de Deus) demonstrar a beleza de se levar uma vida pura.

A castidade é um convite a todos os batizados, sendo sacerdotes, casados ou solteiros. Independente de sua condição, o batizado é chamado a “viver sua afetividade na castidade” (CIC, 2348).

Para os solteiros, torna-se talvez uma missão ainda mais desafiante. Na maioria das vezes, em resposta ao nosso testemunho recebemos olhares de reprovação. Será que realmente somos nós os “malucos”? Não!!! Vivemos nossa vida conforme a humanidade de Cristo, Ele que é 100% Deus e 100% humano, é Nele que encontramos o exemplo de sermos também 100% humanos.

Ser casto é ter plena consciência do que é e do porque da busca desta pureza. É não se conformar com alguns prazeres que nos são “vendidos”.

Muitas vezes apenas com a certeza que não é necessário ter pressa já vencemos a tentação do imediatismo. Não é necessário adiantarmos algo, se para isto acabamos tirando sua beleza. A beleza de mais adiante conhecermos o esposo ou esposa com quem dividiremos entre outras coisas também o zelo pela castidade.

Uma vez li um trecho do livro O Brilho da Castidade do Monsenhor Tiamer Toth, neste trecho o autor dizia: "Se eu tivesse que dar uma medalha de ouro a um general que ganhou uma guerra, ou para um jovem que vive a castidade, eu a daria para esse último", e que se o jovem não se exercitasse na castidade antes do casamento, depois de casado não teria forças para ser fiel ao seu marido ou esposa.

Temos que afirmar para nós mesmos “Eu quero esta medalha!”. É sendo firmes que a receberemos, vivendo felizes as oportunidades que possuímos. Isto jamais conseguiremos cantando “E daí, se eu quiser farrear tomar todas num bar...”, freqüentando lugares que não condizem com a vida que desejamos. Nosso coração não pode de nenhuma maneira ser “machucado” com algo que corremos o risco de olhar, fazer, escutar e repetir, por isso evitamos tais coisas, para preservar nosso coração. Podemos escolher sabiamente nossas formas de entretenimento, procurando o que contribui para que expressemos a beleza, a verdade e a bondade. Podemos nos cercar de amigos que queiram viver, também eles, de forma casta: pessoas que nos sustentarão em nosso caminho.

Com tudo isso, estaremos preparados para agüentar as tentações, mostraremos que o Espírito que habita em nós é maior.

Para encerrar, gostaria de convidar a todos para partilharmos do mesmo prêmio e consolo, que esteja presente tanto em horas boas quanto em nem tão boas, o prêmio da castidade no Amor de Deus.

“À hora da tentação, pensa no Amor que te espera no Céu.
Fomenta a virtude da esperança.”
                                                                  São Josemaria Escrivá 

 
Shalom!

... 

A Pureza e a Castidade



João Paulo II afirmou que nossos corpos revelam que somos feitos para ser dom(entrega) para os outros, e para receber outros como dons. João Paulo II explica que Adão e Eva eram capazes de estar nus e não terem o sentimento da vergonha porque eles não tinham pecado; eles compreendiam e viviam o “sentido esponsal” do corpo. Eles se respeitavam um ao outro como pessoas, e não eram capazes de usar um ao outro.

Sem a prática da castidade pelos atos, pensamentos e palavras, perde-se a responsabilidade pelo próprio corpo e pelo corpo do próximo. Sem o respeito e a dignidade pelo corpo, que é templo do Espírito Santo, torna-se praticamente inviável alcançar a capacidade de ser e fazer alguém feliz no amor. É necessária a plena consciência de que o corpo não é objeto, mas instrumento de amor.
 

“Uma alma pura é uma pérola preciosa. Enquanto está escondida na concha no fundo do mar, ninguém pensa em admirá-la. Mas se a trouxermos para a luz, esta pérola brilhará e atrairá todos os olhares. Portanto, a alma pura que está escondida aos olhos do mundo um dia irá brilhar ante os anjos no sol da eternidade”. 
                                                                     São João Maria Vianey

Todos somos chamados a viver essa pureza, todos somos chamados a trazer essa pérola preciosa para luz. Jesus nos fala: "Neste mundo tereis aflições, mas tende coragem: Eu venci o mundo!" (Jo 16,33). Precisamos ter coragem de lutar, coragem para carregar a cruz.

São Josemaria Escrivá nos fala:
“Para defender sua pureza, São Francisco de Assis rolou na neve, São Bento se jogou em um arbusto de espinhos, São Bernardo trancou-se em um depósito gelado. E você, o que fez? Não diga “esse é meu jeito de ser, é meu caráter”. Não! É sua falta de caráter. Seja homem! Quando você decidir firmemente viver uma vida pura, a castidade não será um peso para você, será uma coroa de triunfo”.

Tenha essa coragem! Lute! Você não deve desistir, "Coragem, Eu venci o mundo", você tambem pode vencer. A Bem-aventurada Madre teresa de Calcutá nos diz: "Para ser puro, para permanecer puro, tem-se que pagar um preço: Conhecer a Deus e amá-Lo o suficiente para fazer a Sua vontade". Que possamos conhecer a Deus e amá-lo, assim como Ele nos conhece e nos ama.


 
Castidade, é sempre tempo de vivê-la!!
 
 

Vogalia de Comunicação - CLJ VG
com.cljvg@gmail.com

Junho: Castidade



E aí pessoal, tudo na Santa Paz do Senhor?

Mês de Junho começando e nós queremos tratar sobre um tema muito importante, que envolve não só os casais de namorados, mas os solteiros e também os casados:
A Castidade!!

O nosso objetivo é formar e esclarecer as dúvidas dos nossos jovens sobre algo tão valioso e que muitas vezes acabamos
deixando de lado ou nem mesmo sabemos o que significa.



Vamos começar mostrando um video que fala sobre isso: "O que é a castidade?" com Jason Evert. Vale a pena conferir esse video:





"Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus"
                                                                      Mt 5, 8


Esperamos que vocês tenham gostado... 



mandem suas sugestões, duvidas, reclamações para nós: com.cljvg@gmail.com

...


Paz e Bem...