João Paulo II afirmou que nossos corpos revelam que somos feitos para ser dom(entrega) para os outros, e para receber outros como dons. João Paulo II explica que Adão e Eva eram capazes de estar nus e não terem o sentimento da vergonha porque eles não tinham pecado; eles compreendiam e viviam o “sentido esponsal” do corpo. Eles se respeitavam um ao outro como pessoas, e não eram capazes de usar um ao outro.
Sem a prática da castidade pelos atos, pensamentos e palavras, perde-se a responsabilidade pelo próprio corpo e pelo corpo do próximo. Sem o respeito e a dignidade pelo corpo, que é templo do Espírito Santo, torna-se praticamente inviável alcançar a capacidade de ser e fazer alguém feliz no amor. É necessária a plena consciência de que o corpo não é objeto, mas instrumento de amor.
“Uma alma pura é uma pérola preciosa. Enquanto está escondida na concha no fundo do mar, ninguém pensa em admirá-la. Mas se a trouxermos para a luz, esta pérola brilhará e atrairá todos os olhares. Portanto, a alma pura que está escondida aos olhos do mundo um dia irá brilhar ante os anjos no sol da eternidade”.
São João Maria Vianey
Todos somos chamados a viver essa pureza, todos somos chamados a trazer essa pérola preciosa para luz. Jesus nos fala: "Neste mundo tereis aflições, mas tende coragem: Eu venci o mundo!" (Jo 16,33). Precisamos ter coragem de lutar, coragem para carregar a cruz.
São Josemaria Escrivá nos fala:
“Para defender sua pureza, São Francisco de Assis rolou na neve, São Bento se jogou em um arbusto de espinhos, São Bernardo trancou-se em um depósito gelado. E você, o que fez? Não diga “esse é meu jeito de ser, é meu caráter”. Não! É sua falta de caráter. Seja homem! Quando você decidir firmemente viver uma vida pura, a castidade não será um peso para você, será uma coroa de triunfo”.
Tenha essa coragem! Lute! Você não deve desistir, "Coragem, Eu venci o mundo", você tambem pode vencer. A Bem-aventurada Madre teresa de Calcutá nos diz: "Para ser puro, para permanecer puro, tem-se que pagar um preço: Conhecer a Deus e amá-Lo o suficiente para fazer a Sua vontade". Que possamos conhecer a Deus e amá-lo, assim como Ele nos conhece e nos ama.
Tenha essa coragem! Lute! Você não deve desistir, "Coragem, Eu venci o mundo", você tambem pode vencer. A Bem-aventurada Madre teresa de Calcutá nos diz: "Para ser puro, para permanecer puro, tem-se que pagar um preço: Conhecer a Deus e amá-Lo o suficiente para fazer a Sua vontade". Que possamos conhecer a Deus e amá-lo, assim como Ele nos conhece e nos ama.
Castidade, é sempre tempo de vivê-la!!
Vogalia de Comunicação - CLJ VG
Seria muito bom se todos os movimentos de nossa Igreja vivesse esta graça de Deus... Hoje os cristãos continuam sendo atacados em uma guerra fria com a mídia, que tenta mostrar que sexo é algo normal e que deve ser praticado apenas pelo prazer e satisfação... Muitas vezes a internet, os filmes, as novelas, a moda, mostram que é normal que o ser humano não tenha respeito pelo próximo, que é normal trair, que é normal engravidar, matar e beber... Mas nunca mostram uma solução para a felicidade...
ResponderExcluirEspero que possamos nos unir para revelar as falsas verdades do Mundo.... Temos um exemplo a seguir, que nos proporcionará muito mais felicidade e alegria... Este exemplo é Cristo! Sempre podemos voltar e recomeçar!
Ola!
ResponderExcluirAtualmente tento viver a castidade em meu namoro, mas vejo que é muito difícil, como se fosse nadar contra correnteza, ao procurar o sacerdote de minha comunidade em busca de forças para sustentar meu objetivo, precisava saber o que realmente é o correto segundo a palavra de Deus e este me disse que o sexo não é pecado, que poderia ser feito durante o namoro e que realmente era importante é a fidelidade um ao outro, o respeito. Fiquei decepcionada!!!!!!!!!